ATIVIDADES PARA ED. INFANTIL

CARTÕES DOS ANIMAIS

Material: Cartões com figuras de animais.
Local: Quadra, pátio ou sala aula.
Disposição: Alunos espalhados pelo espaço.
Desenvolvimento: O professor deverá distribuir cartões para cada aluno e, em cada um, estará colada a figura de um animal, que não deverá ser mostrada para ninguém. O desenho de cada animal é repetido nos cartões conforme o número de componentes que se queira em cada grupo. Depois que todos os alunos estiverem com o seu cartão, pede-se a eles que andem pela quadra ou pelo espaço destinado à atividade, procurando seus iguais Ao se aproximar de um companheiro, o aluno imitará o som do seu animal para verificar se é o mesmo do colega. Se for, eles permanecem juntos e procuram os outros. Quando todos se encontrarem, os grupos estarão formados.

QUENTE E FRIO

Material: Qualquer objeto.
Local: Quadra, pátio ou sala de aula.
Disposição: Alunos dispersos pelo espaço da atividade.
Desenvolvimento: Os alunos estarão espalhados pelo espaço destinado à atividade, será escolhido um aluno que terá a função de o adivinho e será solicitado que ele saia da quadra. Será escolhido um objeto qualquer e será entregue a um dos alunos, que o esconderá dentro da sua roupa. O adivinho retornará e, enquanto estiver andando entre os amigos, eles estarão batendo os pés de maneira uniforme. Quando o adivinho chegar próximo ao aluno que está com o objeto, o barulho será de palmas, e não dos pés batendo no chão, ficando mais alto cada vez que se aproximar do objeto escondido. Se ele se afastar, diminuirá o barulho das palmas.

TÚNEL COOPERATIVO

Material: Bolas
Local: Quadra, pátio ou sala de aula.
Disposição: Alunos dispostos em filas.
Desenvolvimento: Os alunos estarão dispostos em filas com as pernas abertas, formando um túnel. O primeiro aluno receberá uma bola e, ao sinal, ele a jogará por dentro do túnel até o final da fila. Os outros alunos poderão ajudar empurrando a bola. Quando a bola chegar ao último aluno, este pegará a bola e correrá para o início da fila , jogando a bola outra vez para trás. Atividade termina quando o primeiro aluno chegar novamente no início da fila. O importante nesta atividade é oportunizar que todos os alunos sejam "coparticipantes" e "corresponsáveis" pelo jogo.

    QUEM ESTÁ FALTANDO

    Material: Nenhum.
    Local: Quadra, pátio ou sala de aula.
    Disposição: Alunos sentados em roda.
    Desenvolvimento: Os alunos ficarão sentados, formando um grande círculo. Será escolhido um dos alunos que ficará com os olhos fechados. Um segundo aluno será escolhido e sairá dos espaço da atividade indo para outro local em que não poderá ser visto. O aluno que está com os olhos fechados poderá abri-los e, em duas chances, tentará adivinhar quem está faltando, sem sair do seu lugar.

    QUEM É A TARTARUGA?

    Material: Caixa de papelão grande.
    Local: Quadra, pátio ou sala de aula.
    Disposição: Todos à vontade, pelo espaço destinado para a atividade com os olhos fechados.
    Desenvolvimento: O professor coloca um aluno embaixo  da caixa de papelão escondida. Objetivo será os alunos adivinharem qual colega está escondido. O professor irá falar - "Tartaruga, mostre a mão, e todos tentam adivinhar. Explorar diversas partes do corpo da criança.

    GINÁSTICA HISTORIADA

    Material: Caixa de papelão grande.
    Local: Quadra, pátio ou sala de aula.
    Disposição: Todos sentados no espaço destinado para a atividade.
    Desenvolvimento: Com a turma sentada, o professor irá contar uma história, onde, de acordo com alguns personagens citados, os alunos realizarão alguns movimentos e sons específicos. Exemplos de palavras: bombeiro - fazer barulho com a boca de sirene de carro de bombeiro; canguru - bater os pés; água - fazer barulho de água; fogo - bater palmas; pomba - levantar e dar uma volta no lugar; bola - pular no mesmo lugar, entre outras.

    BRINCANDO COM OS ARCOS

    Material: Bambolês.
    Local: Quadra, pátio
    Disposição: Alunos dispersos pelo espaço da atividade.
    Desenvolvimento: Entregar a cada aluno um arco (bambolê) e criar diversos movimentos, assim como jogar para o alto e tentar segurar, rolar pelo chão, rolar para um amigo e receber de volta, girar o arco no chão como um pião, jogar para acertar um cone que esteja em pé, rodar no braço e depois no outro, girar na cintura, no pescoço etc.

    Referência Bibliográfica:

    Machado, José Ricardo Martins. Educação Física na educação infantil José Ricardo Martins Machado, Marcus Vinícius da Silva Nunes - Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário