sexta-feira, 20 de maio de 2016

JOGOS OLÍMPICOS

OLIMPÍADAS


As Olimpíadas surgiram na antiga Grécia no século VIII a.C. Elas tinha grande importância para o povo grego, pois possuía um grande caráter religioso, político e esportivo. As Olimpíadas se originaram de festivais realizados principalmente em homenagem ao deus grego Zeus, e, além disso, tinha sua inspiração na lenda de Hércules, figura mitológica, plantou uma oliveira como forma de comemorar o sucesso de um de seus doze trabalhos, a mesma de onde eram retiradas as folhas para a confecção da coroa dos vencedores.

O evento recebeu o nome de Olimpíadas por causa de sua sede situada na polis (cidade) de Olímpia. Os jogos Olímpicos eram a mais importante festa pan-helênica e nela participavam atletas de várias cidades gregas e colônias mesmo as mais distantes. A participação das mulheres não era permitida, apenas a de homens livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, pancrácio, corrida de cavalo e pentatlo. Os vencedores eram cingidos por uma coroa trançada por folhas de louro, único prêmio e símbolo da maior vitória; o primeiro vencedor foi o atleta Coroebus. Os Jogos Olímpicos uniu os gregos até o ano 394 d.C., quando o imperador Teodósio II, convertido ao cristianismo, proibiu todas as festas pagãs, inclusive os Jogos Olímpicos.


Ruínas do Stadium de Olímpia
Após mais de 1500 anos adormecidos, os jogos foram ressuscitados através da iniciativa do francês Pierre de Fredy (1863-1937), o barão de Coubertin. Baseado na afirmação de que os jogos são uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano, o mesmo propôs em 23 de junho de 1894, a criação de uma competição internacional entre atletas amadores. Na primeira edição dos Jogos Olímpicos na Idade Moderna, disputada em Atenas na Grécia, participaram 285 atletas de 13 países, em provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis.

Os Jogos do Rio de Janeiro 2016 terão 42 esportes Olímpicos. Em 19 dias de competição, 306 provas valerão medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas.
Barão de Coubertin
Brasil nos Jogos Olímpicos

O Brasil competiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1920, em Antuérpia, na Bélgica. Desde então, nosso país, participou de cada edição com exceção dos jogos de 1928, em Amsterdã, na Holanda. O Brasil será o primeiro país sul-americano a receber uma edição de Jogos Olímpicos, com a vitória da candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016.

Aros Olímpicos

Os cinco aros interligados, nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho representam a união dos cinco continentes.

O hino

O hino foi composto pelo compositor grego, Spirou Samara, com letra do músico grego, Cositis Palamas, em 1896. O COI adotou-o como “olímpico” em 1958. Desde então, o hino é executado quando a bandeira olímpica é hasteada em todas as cerimônias de abertura.

A tocha


Este é um dos momentos mais emocionantes da abertura dos Jogos. Não dá para não se arrepiar. A tocha, que até então já percorreu diversos países sendo conduzida pelos melhores esportistas de seus respectivos países, chega finalmente à pira olímpica.

Inspirada no fogo sagrado e purificador dos gregos antigos, a tocha apareceu pela primeira vez na Era Moderna nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, idealizada pelo alemão Carls Diem.


Cerimônia de acendimento do FOGO OLÍMPICO
nas ruínas de Olímpia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário