domingo, 24 de setembro de 2017

NOVOS CONTEÚDOS ADICIONADOS


NOVAS ATIVIDADES!


Bom tarde professores e professoras de educação física escolar!

Gostaria de informar que adicionei novas atividades no meu blog além de ter dado uma organizada criando páginas específicas de JOGOS COOPERATIVOS e de ATIVIDADES PARA ED. INFANTIL. Isso não quer dizer que na página de JOGOS E BRINCADEIRAS não possam ser encontradas atividades que se enquadrem nos temas das novas páginas. Quis apenas simplificar a busca dos colegas professores e futuros professores. De hoje para o final do ano prometo que tentarei adicionar atividades novas com mais frequência aproveitando que tivemos Bienal do Livro neste mês de setembro aqui no Rio de Janeiro e pude adquirir diversos livros com muitas atividades de grande valor para nossas aulas práticas de educação física escolar.

Espero que todos gostem!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2016

JOGOS OLÍMPICOS

OLIMPÍADAS


As Olimpíadas surgiram na antiga Grécia no século VIII a.C. Elas tinha grande importância para o povo grego, pois possuía um grande caráter religioso, político e esportivo. As Olimpíadas se originaram de festivais realizados principalmente em homenagem ao deus grego Zeus, e, além disso, tinha sua inspiração na lenda de Hércules, figura mitológica, plantou uma oliveira como forma de comemorar o sucesso de um de seus doze trabalhos, a mesma de onde eram retiradas as folhas para a confecção da coroa dos vencedores.

O evento recebeu o nome de Olimpíadas por causa de sua sede situada na polis (cidade) de Olímpia. Os jogos Olímpicos eram a mais importante festa pan-helênica e nela participavam atletas de várias cidades gregas e colônias mesmo as mais distantes. A participação das mulheres não era permitida, apenas a de homens livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, pancrácio, corrida de cavalo e pentatlo. Os vencedores eram cingidos por uma coroa trançada por folhas de louro, único prêmio e símbolo da maior vitória; o primeiro vencedor foi o atleta Coroebus. Os Jogos Olímpicos uniu os gregos até o ano 394 d.C., quando o imperador Teodósio II, convertido ao cristianismo, proibiu todas as festas pagãs, inclusive os Jogos Olímpicos.


Ruínas do Stadium de Olímpia
Após mais de 1500 anos adormecidos, os jogos foram ressuscitados através da iniciativa do francês Pierre de Fredy (1863-1937), o barão de Coubertin. Baseado na afirmação de que os jogos são uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano, o mesmo propôs em 23 de junho de 1894, a criação de uma competição internacional entre atletas amadores. Na primeira edição dos Jogos Olímpicos na Idade Moderna, disputada em Atenas na Grécia, participaram 285 atletas de 13 países, em provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis.

Os Jogos do Rio de Janeiro 2016 terão 42 esportes Olímpicos. Em 19 dias de competição, 306 provas valerão medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas.
Barão de Coubertin
Brasil nos Jogos Olímpicos

O Brasil competiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1920, em Antuérpia, na Bélgica. Desde então, nosso país, participou de cada edição com exceção dos jogos de 1928, em Amsterdã, na Holanda. O Brasil será o primeiro país sul-americano a receber uma edição de Jogos Olímpicos, com a vitória da candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016.

Aros Olímpicos

Os cinco aros interligados, nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho representam a união dos cinco continentes.

O hino

O hino foi composto pelo compositor grego, Spirou Samara, com letra do músico grego, Cositis Palamas, em 1896. O COI adotou-o como “olímpico” em 1958. Desde então, o hino é executado quando a bandeira olímpica é hasteada em todas as cerimônias de abertura.

A tocha


Este é um dos momentos mais emocionantes da abertura dos Jogos. Não dá para não se arrepiar. A tocha, que até então já percorreu diversos países sendo conduzida pelos melhores esportistas de seus respectivos países, chega finalmente à pira olímpica.

Inspirada no fogo sagrado e purificador dos gregos antigos, a tocha apareceu pela primeira vez na Era Moderna nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, idealizada pelo alemão Carls Diem.


Cerimônia de acendimento do FOGO OLÍMPICO
nas ruínas de Olímpia.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

JOGOS COOPERATIVOS

O RETORNO!


Bom dia professores e professoras de educação física escolar!

Depois de um longo período inativo aqui neste espaço por questões profissionais e de estudo, retorno para as atividades no meu blog. Tentarei desta vez mantê-lo o mais ativo possível, sendo assim buscarei sempre estar postando um informações relevantes sobre nossa profissão, dicas e materiais sobre jogos e brincadeiras populares, além de compartilhar textos e informações sobre diversos profissionais de nossa área.

Quem quiser curtir ou compartilhar esta página fique à vontade e quem tiver blogs semelhantes eu ficaria contente em também segui-los.

Para marcar esse retorno, eu trago hoje uma atualização na página de Jogos e Brincadeiras onde coloquei algumas atividades sobre JOGOS COOPERATIVOS do professor Reinaldo Soler. Essas atividades estão divididas em classificações por objetivos desejados por cada atividade.

Lembrando que postei apenas algumas atividades do livro e que se alguém tiver interesse basta pegar a bibliografia e tentar adquirir este livro para ter na íntegra todas as atividades.

Gostaria de reafirmar ainda as palavras do professor Reinaldo Soler e estas palavras valem para qualquer jogo e brincadeira que possam encontrar aqui neste espaço virtual e não apenas para os jogos cooperativos que essas atividades não se constituem em um receituário e que cada jogo pode ser adaptado e transformado de acordo com cada realidade.

Espero que todos gostem!!!

terça-feira, 29 de julho de 2014

Estamos alertando isso não é de hoje


Para ler reportagem completa basta clicar na imagem abaixo

 "Estamos criando analfabetos motores, segundo afirma educador físico"


http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2012/09/1151134-estamos-criando-analfabetos-motores-afirma-educador-fisico.shtml

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Resgate da cultura popular de movimento e a importância do professor licenciado na escola

Atualização da página Jogos e Brincadeiras 

Começo aqui no blog (link: Jogos e Brincadeiras) a dar sugestões de jogos, piques e brincadeiras populares para serem utilizadas nas aulas de educação física. Várias destas fizeram parte de nossa infância, mas confesso que eu mesmo acabei por esquecer algumas delas e durante a graduação pude recordar muitas delas e hoje depois de formado, tenho tido contato diário com essas atividades nas aulas com meus alunos e me sinto honrado por poder dizer que posso estar fazendo parte de um resgate importante de atividades pertencentes a cultura popular de movimento. De fato os tempos são outros, as novas tecnologias, a violência urbana, além diversos outros fatores, a cada dia afasta mais e mais as crianças e jovens do rico universo dos jogos e brincadeiras populares. Nossa missão enquanto professora na escola, e tentar resgatar um pouco de universo lúdico que vem sendo às vezes esquecido pelas gerações mais recentes. Todos os jogos é brincadeiras possuem grande importância no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, e por este motivo não podem ser deixados de lado pela escola atual. A educação física na escola nos primeiros segmentos é de vital é importância, e, sem dúvida alguma, deve ser ministrada por profissionais especializados, capacitados para exercer tal tarefa, sendo assim os professores Licenciados em Educação Física são a peça mestra para que todos esses benefícios ocorra.

domingo, 20 de outubro de 2013

Jogos e brincadeiras para os dias de chuva - Parte 1

Boa noite alunos e professores!


Acabo de atualizar a página de Jogos e Brincadeiras com atividades para dias de chuva. Em breve estarei postando mais atividades!

Acessem o link JOGOS E BRINCADEIRAS e aproveitem!

Até a próxima!

domingo, 6 de outubro de 2013

1º JOGOS ESPORTIVOS DA ESCOLA TURMA DA MÔNICA



Boa noite pessoal da rede! Já faz muito tempo desde minha primeira e única postagem neste blog. Peço desculpas pois a minha proposta é de fornecer em especial idéias e atividades de educação física escolar que não tive a oportunidade de encontrar na época da minha graduação em licenciatura e mesmo hoje mesmo depois de formado e agora com seis meses no magistério ainda tenho essa dificuldade.

Hoje venho com muita alegria postar algumas fotos do meu primeiro evento na Escola Turma da Mônica. Gostaria antes de tudo de agradecer a Deus, aos meus pais, minha namorada Taynara, meus demais familiares, professores da Unisuam e também ao meu grande amigo e irmão Rodrigo Menezes que durante cerca de dois anos me ensinou muito no tempo que pude ser seu estagiário.

Logo no meu primeiro mês na Escola Turma da Mônica, a direção me propôs que organizássemos um evento de jogos populares com o foco voltado para os jogos cooperativos. Trabalhamos durante os meses de Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto a temática dos jogos cooperativos, visando fazer com que os nossos alunos compreendessem a importância da cooperação entre eles acima de qualquer competição. Numa sociedade como a que vivemos hoje algumas vezes nós dedicamos mais a competição do que a cooperar com o nosso próximo.

Através dos filmes "Jamaica a baixo de zero" e "Carros", tentamos passar a importância de cooperar e trabalhar em equipe afim  de atingir um objetivo comum. Além dos filmes, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar diversos tipos de jogos e atividades cooperativas nas nossas aulas e uma das atividades foi selecionada e treinada com cada uma das turmas para ser realizada no dia de nossa olimpíada.

Depois de todo o esforço da escola, professoras e meu, no dia 31 de Agosto de 2013 foi finalmente realizado nossos 1º Jogos Esportivos da Escola Turma da Mônica na praça Fernandes Gusmão no bairro de Irajá na cidade do Rio de Janeiro com a ilustre presença dos pais e familiares dos nossos alunos.


Iniciamos  o nosso evento com as palavras da nossa querida diretora Josefa Virginalva, do coordenador pedagógico Ewerton Eduardo enquanto os alunos formavam no fundo da quadra para iniciar o desfile das turmas e logo em seguida o cantarem o Hino Nacional.






Logo após o Hino Nacional começamos a todo vapor as atividades planejadas. As turmas de maternal e jardim I e Jardim II realizaram o circuito de habilidades, onde foi explicado aos pais a maneira como trabalhamos na educação infantil.




A cada atividade era explicado como a mesma ocorreria e quais os objetivos e benefícios que cada uma proporcionava aos alunos.


A turma do Jardim III encerrou a participação da educação infantil com brincadeira do "passeio do bambolê", atividade presente no livro de Jogos Cooperativos do professor Reinaldo Soler.

Os alunos fazem o bambolê passar por todos os integrantes da
roda sem soltar as sua mãos.
As turmas do 1º e 2º ano jogaram juntas o jogo do "por baixo", jogo este que também pode ser encontrado no livro professor Reinaldo Soler. Nesta atividade as crianças ficam divididas em duas colunas onde as crianças devem passar uma bola por baixo das pernas da primeira até a última criança da coluna, sendo que quando a bola chegar a última, a mesma deve correr e entrar na frente da coluna e iniciar novamente o processo até que a uma coluna alcance um cone mais a frente. A coluna que se movimentar e atingir esse cone será a coluna vencedora.

As turmas de 3º ano realizaram atividade de "corrida de estafetas" presentes em diversos livros, tal como o livro do meu querido mestre Alfredo Melhem "A prática da Educação Física na Escola".



A corrida de estafeta, foi realizada com auxilio de uma bola,
onde as equipes se formaram em fileiras e a primeira criança de cada
 equipe corria com a bola, dava a volta em um cone regressava entregando
 a bola para o próximo colega e entrava no fim da fila. A primeira equipe a ter a
 participação de todos os integrantes completadas foi declarada a vencedora.

 A turma do 4º ano competiu no cabo-de-guerra, competição está que empolgou bastante todos os pais presentes no evento.





As turmas do 5º ano finalizaram as disputas jogando um jogo adaptado inspirado no popular "bola a torre". Este jogo foi batizado pelos alunos com o nome de sub-futebol americano. Os integrantes de cada equipe deveria trocar passes com as mãos tentando alcançar a linha de fundo da equipe adversária. A equipe sem a bola só poderia tomar a bola com a bola no ar.



Além de todas as atividades realizadas pelos alunos, ainda contamos com a participação da equipe de saúde do PAM de Irajá que distribuiu kits de saúde bucal, além de nos fornecer diversas informações de como cuidar da higiene dos nossos dentes.


Ao final do evento todos os alunos e professores celebraram a festa da saúde, da cooperação e da diversão recebendo cada uma medalha alusiva aos 1º Jogos Esportivos da Escola Turma da Mônica. Não foi possível deixar de notar os sorrisos de felicidade nos olhos dos nossos pequenos.





Gostaria antes de encerrar esta postagem de fazer um elogio muito especial. O aluno do 5º ano Gustavo Cerqueira que quebrou um dedo alguns dias antes do evento, mesmo não podendo competir fez questão de sair de casa em Olaria acompanhado de sua avó para poder dar incetivo e torcer pelos seus colegas de turma. Isso sim é uma grande lição de cooperação e cidadania. Como um gesto dessa grandeza merece prêmios e elogios, o nosso querido Gustavo não poderia deixar de receber sua medalha e os mais sinceros parabéns por esta lição que nos proporcionou.

Parabéns FERAAA!